terça-feira, 9 de setembro de 2008

Overdose de bandas

Capa do disco do Capital Inicial ( eu tinha a Fita k7)


A mudança de escola em 1985 e a adoção de uma nova rádio (89 FM, a rádio do rock - ex Pool FM) me introduziu definitivamente no universo do rock brasileiro. Saboreei as canções do Kid Abelha e Suas Aboboras Selvagens (Como eu quero), Paralamas do Sucesso (com o delicioso Vital e sua Moto), Titãs (Sonífera Ilha, Marvin) e Barão Vermelho com Cazuza(Beth Balanço), entre outras bandas marcantes.

Meu grupo preferido era o Capital Inicial, que concorria (na minha mente insólita) com o Legião Urbana. Todas as músicas, de ambos, registram momentos diversos da minha adolescência, do primeiro beijo ao primeiro amor.

Costumava ir ao Shopping Iguatemi, numa loja de discos e ouvir todas as músicas do Capital Inicial. Adorava a faixa "Veraneio Vascaína" uma referência a polícia. Mas a música "Fátima", me induzia a retornar a agulha para a mesma faixa. Os vendedores não gostavam nem um pouco, porque eu saia dali sem comprar nada, mas com um estúpido sorriso no rosto.

História do Capital Inicial no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Inicial

2 comentários:

FALANDO COM A PAREDE disse...

Eu em 1983. Cara eu tinha 9 anos. Foi meio louco. Estudava em uma escola de freira. Rígida. Porém muito boa. De repente cartazes pela cidade. Com 4 rapazes, não eram os de Liverpool. Estes eram americanos. Um era de Israel, verdade!!! Eu já os conhecia. Tinha escutado antes. Mas não dá para falar neste ano, não dá para falar em shows no Brasil sem falar do KISS. Em todas emissoras de rádios se ouvia e falavam da vinda dos caras. Tô falando de TODAS. Em AM e FM todas! As rádios, que hoje só tocam hits os temas de novelas, só tocavam KISS, afinal de contas eles eram o hit do momento. I Love it Loud, até o vinilzão furar. Em rádios, em casas, escolas (não de freiras é claro!!). Lembro que até em festinhas de “samba rock”, estilo consagrado do até então, Jorge Ben, tava lá Rock Roll All Nite. Eu neste turbilhão estava tonto. Era novo demais para ir ao show e comprar um disco. Meu pai me deu um, anos atrás deste 1983. Foi sensacional. Até hoje tenho os “restos mortais” deste vinil. Lembro também que na minha escola, cartazes contra a vinda do KISS ao Brasil. Mães sem noção, que hoje devem rir da sua atitude. De xingarem, brigarem com os que gostava, proibiam seus filhos de ouvirem. Mas não tinha jeito. Era uma onda. Ta certo que no nível que estava passou. Mas hoje em dia milhares de fãs estão espalhados por este Brasil. Até alguns filhos destes que brigaram com seus pais, por um disco do KISS. Outros, (meu caso) são veneradores. Mas com os pés no chão e agora com CD'S e DVD'S nos temos mudaram mas os gostos não muito....

Genilson Ribeiro disse...

Hei... eu nasci em 1983!!!! Sou muito Fã do rock n roll nacional. Por isso, gostei muito do seu blog.. sem contar que fiquei muito contente da forma q vc relata sua passagem pelos anos 80. Muito bom.. é sempre bom encontrar pessoas com quem vc possa compartilhar gostos e vivencias!!
Grande abraço pra Ti!!!!