terça-feira, 9 de setembro de 2008

Diretas Já (eram)

Foto: Manifestação das Diretas Já na Praça da Sé, em São Paulo


Em 1984 comecei meus primeiros envolvimentos políticos. O interesse começou na Escola onde cursava a oitava série (do antigo ginásio). Mas me lembro pouco do governo do general João Baptista Figueiredo, que decretou a Lei da anistia e possibilitou o retorno de políticos, artistas e demais brasileiros exilados de volta ao Brasil.

O fato marcante nesta época, e muito enfatizado nas escolas, era exatamente a fase de transição de governos. A partir daí fui acompanhando passo-a-passo na TV tudo o que acontecia na política do país. Me lembro da Campanha das "Diretas Já" em 1984 que mobilizou diversos artistas e me conscientizou sobre a importância da democracia. No entanto as eleições diretas não foram aprovadas pela Câmara dos Deputados e no dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria para presidente o deputado Tancredo Neves, que representou o fim do regime militar.

Com toda aquela transformação política, não tinha como deixar de me envolver. Era o clima geral .Mas Tancredo adoece e morre, e para aquela adolescente de 15 anos, morria uma espécie de mártir. Chorei horrores.. .

Assume o vice-presidente José Sarney. Meu interesse por política já não era tão intenso. Depois da minha rápida paixão pela política resolvi voltar ao rock...Mas agora com novas perspectivas.